Inserir subtítulo aqui





20 DE ABRIL DE 2020

Mostra o que vales no rift em*

https://www.twitch.tv/cc_academia



A nossa equipa na LPLOL



Os jogadores que representaram a CCesports no spring split 2020 da @WGR_LPLOL

Equipa e o Staff que liderou a nossa equipa no spring split 2020 da @WGR_LPLOL
Equipa e o Staff que liderou a nossa equipa no spring split 2020 da @WGR_LPLOL

2019 traz até à cidade de Braga, numa parceria entre o Município de Braga e a Cidade Curiosa, um novo projeto.
A Academia Esports na Ludoteca da Estufa vai ser uma realidade.


A primeira iniciativa no âmbito da Academia de Esportes, decorreu no dia 9 de novembro, a Braga Esports Conference, Uma iniciativa desenvolvida em parceria com a FEPODELE e a Cidade Curiosa, e com o apoio do Município de Braga e do IPDJ.

A Braga Esports Conference teve como principal objetivo debater o posicionamento do desporto eletrónico na sociedade bem como os benefícios dos videojogos.

Esta iniciativa contou com a presença da Sra Vereadora da Cultura, a Dra Lídia Dias e com a presença do Sr Diretor do IPDJ Norte, o Dr Vítor Dias.

No painel de debate, estiveram várias personalidades do mundo dos Esports. Nomeadamente, José Mutes (José "Mutes" Rodrigues), João Pereira (Joo), João Cicio (Inygon TV - WGR LPLOL & LPCS), Renato Dimas, Luís Silva (Luís "Moove" Silva), Maria João Andrade (Psicóloga) e Marco Janeiro (Federação Portuguesa do Desporto Eletrónico).

O projecto Academia de Esports, com 891 votos, foi o mais votado na edição de 2019 do Orçamento Participativo 'Tu Decides!' e visa a criação na Ludoteca do Parque da Ponte de uma academia de Esports, uma actividade dedicada aos jogos electrónicos. - Jornal Vilaverdense


Academia Esports

Enquadramento

Os desportos eletrónicos são já uma realidade, que, à escala mundial, envolvem, entre praticantes e aficionados, mais de 1 bilião de crianças, jovens e adultos.

Tony Estanguet, co-presidente do comité olímpico francês responsável pela proposta de Paris aos Jogos Olímpicos de 2024, afirmou estar disponível para incluir os esports nos JO de Paris 2024.

Portugal está a dar os primeiros passos nesta realidade e, como tal, há muito trabalho a fazer.

Academia esports da Ludoteca da Estufa - objetivos gerais:

  • A - Ser um centro de formação de atletas, de treinadores e dirigentes
  • B - Ser um centro educativo de pais, encarregados de educação e demais comunidade educativa.
  • C - Ser um centro de estágio e de formação de referência, a nível nacional, de esports.
  • D - Ser um pólo de desenvolvimento de ações educativas e desportivas.
  • E - Ser um pólo de atração de novos públicos para a vida cultural e social da Ludoteca da Estufa, fundamentalmente, o público juvenil.

Academia esports da Ludoteca da Estufa - objetivos específicos:

A - Enquanto centro de formação, a academia organizará conferencias, debates e cursos de formação de como ser um praticante de esports, um treinador, ou um responsável de equipa.

Jogadores, treinadores e dirigentes de renome serão convidados a partilhar a sua experiência, estando já agendada a primeira destas conferencias para dias 9 e 10 de novembro, em parceria com a FEPODELE - Federação portuguesa do Desporto Eletrónico, e o IPDJ, e que contará com a presença de vários jogadores, dirigentes, treinadores e com o Presidente da Federação Dinamarquesa de esports, Tommas Koehn, que é ao momento, a mais importante a nível europeu.

B - Desenvolvimento de eventos educativos que visem desmistificar alguns mitos ainda existentes em parte da sociedade portuguesa sobre a prática do Desporto Eletrónico.

Dar a conhecer a realidade internacional, nomeadamente a dos nossos vizinhos ibéricos, onde os esports estão enormemente desenvolvidos, o que proporciona um mar de oportunidades aos jovens atletas espanhóis, abrindo-lhes as portas para maiores voos, nomeadamente para a LEC - European Championship League, onde vários atletas espanhóis marcam presença.

C - Em colaboração com a Federação Nacional do Desporto Eletrónico, a academia de esports da Ludoteca da Estufa, assumirá um papel central na preparação e formação da nova geração de atletas e treinadores de esports.

D - Criação de uma Liga Escolar, que possa usufruir de convívio desportivo em Lan. Potenciar uma comunidade saudável que partilha o gosto pelo jogo eletrónico. Como tal integrámos uma plataforma que permite aos seus membros estar em constante contacto, sendo a organização de constantes meetings também algo que fazemos questão de realizar.

E - A Ludoteca da Estufa é um local inclusivo, abrangente e absolutamente transversal. Como tal, ninguém fica de fora.

Com os jogos de tabuleiro recebemos e criamos atividades ludicó-pedagogicas para a comunidade educativa desde o pré escolar até ao ensino superior, recebemos e criamos atividades para cuidadores e pacientes/utentes, recebemos e criamos atividades para técnicos de juventude, professores, doutorandos e investigadores, recebemos e criamos atividades para as famílias, desde a primeira infância até à transversalidade das várias gerações que aqui encontram um espaço privilegiado de convívio e partilha de experiências e conhecimentos.

Com a academia de esports recebemos e criamos atividades para as novas gerações, criativas, digitais, tecnológicas e por isso mesmo com mais necessidade de um franco espaço de convívio interpessoal.

Notas finais

O Gaming é uma prática que traz conexão entre as pessoas, além de estimular cognitivamente o seu praticante. Capacidades como cooperação e trabalho em equipa, pensamento estratégico, resolução de problemas, compreensão de outras línguas são algumas das capacidades que são trabalhadas ao integrar esta atividade. O contacto social é também um dos aspetos que consideramos fundamental promover, unindo desta forma a comunidade e criando uma forma de inter-relação.