Atividades de Enriquecimento Curricular
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Ano letivo 2020/2021

🏫 4 agrupamentos

👨‍🎓 👩‍🎓 +1000 alun@s

👩‍🏫👨‍🏫  11 professores

🎲 ♟ +200 jogos de tabuleiro

Numa sociedade que sofre mutações constantes e onde o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias são a força motriz da evolução, a criatividade par a par com a capacidade de comunicação surge como «ferramenta» fundamental ao indivíduo contemporâneo.

A prática do jogo de tabuleiro permite o desenvolvimento da criatividade, da compreensão estética e espacial. Permite libertar a imaginação. Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipa, do auto conhecimento e da recolha e organização de informação potencializando condições psicológicas e materiais para que qualquer invenção ou descoberta se manifeste.


Pretende-se facilitar o encontro e diálogo entre os alunos, promovendo a experiência e reforçando a coesão educacional e social. Desenvolver e despertar o interesse dos envolvidos, através da acessibilidade a uma multiplicidade de emoções e desafios que os jogos provocam.

Os trabalhos desenvolvidos pretendem capacitar os envolvidos com habilidades linguísticas, comunicativas, de persistência, raciocínio, concentração e foco, perceção e iniciativa, espírito crítico e autoaprendizagem.


A prática do jogo proporciona e amplia aprendizagens de uma forma lúdica, livre e persistente.


Este projeto consiste numa experiência inovadora baseada em jogos de tabuleiro, como método de aprendizagem e relação com os demais (alunos, professores e famílias - pais, avós, irmãos, etc.-).


Os jogos de tabuleiro podem ser uma boa ferramenta educativa devido às aptidões que se utilizam. Estimulam o exercício mental mas, mais que isto, estimulam as capacidades mais importantes que um sistema educativo pode aspirar: a capacidade social. Capacidade para um tratamento respeitoso e compreensivo no relacionamento com outras pessoas.


Como valor educacional são uma excelente ferramenta para desenvolver competências motoras, de relacionamento, de empatia, de dedução, de capacidades sociais, de negociação, de memória, de habilidade mental, e de criatividade, entre outras.


Cada vez são mais os que consideram o jogo de tabuleiro como parte da nossa cultura.


Atualmente considera-se o jogo como uma atividade lúdica que se mantém durante toda a nossa vida e que não só se utiliza para aprender, no sentido educacional, mas, trata-se de uma necessidade vital nas nossas vidas, pois, motiva a capacidade de construção, de criação, e também a exploradora. Converte-se também num meio de comunicação e libertação. Igualmente favorece uma destreza física, mental e social.


Visto por este último prisma podemos afirmar que os jogos de tabuleiro educativos são um valioso instrumento de ensino-aprendizagem.