Armário 65
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Inauguração do Armário 65 no Departamento de Matemática da Universidade do Minho - Dez 2019
Inauguração do Armário 65 no Departamento de Matemática da Universidade do Minho - Dez 2019


O "Armário 65" chega à U. Minho

O "Armário 65" chegou à Escola de Ciências da Universidade do Minho que, durante a manhã desta sexta-feira, 6 de dezembro, um pólo desta iniciativa que usa jogos de tabuleiro para promover o conhecimento e a estratégia. A inauguração contou com a presença da vice-presidente do Município de Braga, Sameiro Araújo, diretora do CMAT, Lisa Santos, e da presidente da associação juvenil Cidade Curiosa, Cecília Gonçalves.

A vice presidente do Município de Braga, além de elogiar o trabalho desta associação, aproveitou o momento para lançar um desafio "Este é, sem sombra de dúvida, um dos projectos com mais sucesso nascido do Tu Decides, quero aproveitar este momento para, mais uma vez congratular a Cidade Curiosa pela perseverança e pela paixão que dedicam a este magnifico projecto, e, desafio os alunos do curso de matemática da U.Minho a criarem um jogo sobre a cidade de Braga." Salientou.

Jogos de mesa modernos como Arraial, Genial e Sagrada, mas também clássicos como Abalone pretendem ser "ferramentas indiscutíveis" para desenvolver competências na aprendizagem da matemática e fora do mundo online. Ao longo do ano letivo prevê-se realizar atividades para o público em geral e para a comunidade do ensino superior, mas também para alunos visitantes do ensino básico e secundário da região, onde o "Armário 65" pretende também ser alargado. O projeto é promovido pela Cidade Curiosa, no âmbito do Orçamento Participativo do município, com a parceria dos núcleos CMAT Junior Group e OutLab.

"Os jogos de tabuleiro funcionam como sistemas de aprendizagem baseados em regras, criando mundos em que os jogadores participam ativamente, usando pensamento estratégico para fazer escolhas, resolver problemas complexos, buscar conhecimento do conteúdo, receber feedback constante ou considerar o ponto de vista dos outros, tendo, sobre o jogador, o poder de um exercitador universal", define a professora Cláudia Mendes Araújo, do Departamento de Matemática e Aplicações da UMinho. "Falar em jogos em geral é falar em pensar, divertir-se e relacionar-se com os outros. O investigador Martin Gardner dizia que a Matemática é uma espécie de jogo em que o adversário é o universo", acrescenta.
O CMAT nasceu em 1991 na UMinho e tem um polo na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Conta com mais de 60 investigadores doutorados, além de estudantes e de colaboradores de outras instituições. Procura responder a novos desafios com impacto social em áreas como ambiente, computação, saúde, engenharia e física, quer em projetos de investigação, de ensino e de interação na comunidade.

Inauguração do primeiro Armário 65, na Escola Secundária Alberto Sampaio - abril 2018
Inauguração do primeiro Armário 65, na Escola Secundária Alberto Sampaio - abril 2018

Imagina um armário.

Agora, imagina muitos armários. Todos iguais!

Não importam as tuas origens, não importa o teu grau escolar, não importa a tua etnia, não importa a tua localização geográfica, a tua orientação sexual ou o teu credo: a igualdade de direitos de oportunidades e de acesso à informação e à educação é garantido.

 Armário 65 na Escola Secundária Alberto Sampaio
Armário 65 na Escola Secundária Alberto Sampaio


Objetivos do projeto

> Desenvolver e valorizar valores éticos e morais que promovam uma melhor convivência entre os indivíduos e respeito pelos bens da comunidade;

> Introduzir alternativas lúdicas e sociais no relacionamento dos jovens:

> Desenvolver competências lógico-matemáticas, pensamento crítico e criativo.


Porquê criar o "Armário65"?

A sociedade atual pretende-se regida por bons exemplos e boas práticas e, também, pela democratização, não apenas da informação, como de bens e serviços. Por outro lado, é uma sociedade que pretende ser cada vez mais baseada nas noções de partilha e de auto responsabilização, segundo valores éticos e morais que nos guiem para uma melhor convivência.

Temos vários exemplos que podemos utilizar como inspiração, nomeadamente a cultura hostel backpack, na qual os viajantes usam e partilham livremente os bens presentes nos hostels sem que haja qualquer tipo de vigilância ou controle; a venda de jornais sem jornaleiro, como acontece em alguns países do norte da Europa; restaurantes que, para pagar, mostramos os palitos daquilo que consumimos.

No entanto, apesar de bons exemplos de boas práticas e da procura do desenvolvimento de valores éticos que promovam uma melhor convivência e a auto responsabilização, são muitos os exemplos que contrariam estas linhas de pensamento - "sorria, está a ser filmado" - São muitos os exemplos de controlo e repressão, que promovem a desconfiança, a desmoralização* e, consequentemente, promovem o sentimento de injustiça ética, bem como uma privacidade violada.

O que é o "Armário 65"?:

Na procura de contrariar esta sociedade cada vez mais repressiva - leia-se desmoralizante1 - e vigilante, propomo-nos a colocação do "Armário 65" em locais de grande presença juvenil, nomeadamente, salas do aluno, sedes de escuteiros/guias, associações juvenis ou lares de jovens, entre outros.

O Armário 65 é um armário de acesso livre, sem vigilância, totalmente desburocratizado. Pretende-se com isto o desenvolvimento da ética, com a adoção de comportamentos sociais, que visem a melhor harmonia possível do grupo. Ao mesmo tempo que se valoriza a moral permitindo que o jovem decida, em total consciência, para consigo mesmo, qual o comportamento a adotar perante uma situação de total liberdade: sem câmaras; sem funcionários; sem alarmes; sem professores; sem aloquetes; apenas com a sua moral.

Os "Armário 65" implementados serão todos iguais, reforçando o sentimento de igualdade, e irão equipados com jogos de mesa e de tabuleiro, alguns clássicos, mas maioritariamente, os chamados modernos. Pretende-se com isto a introdução de alternativas lúdicas e o alargamento de grupos, afastando os jovens de caminhos desviantes e diminuindo comportamentos de bullying, desenvolvendo nos jovens um espírito mais crítico e criativo. Pensando nos jogos não só pelas suas mais-valias ao nível do desenvolvimento de raciocínio, tomas de decisão, do espírito crítico, etc, os jogos têm uma faceta social extraordinária. Basta pensar, por exemplo, que sendo divertido estar na escola com os colegas e criando novas amizades porque se partilhou um jogo, sair da escola no intervalo das aulas será menos atrativo. Porque respeitamos a individualidade de cada um, os jogos que estarão disponíveis no Armário 65 poderão ser diferentes de armário para armário e poderão mudar ao longo do tempo, conforme os gostos dos seus usuários.

Cultura na Mesa: Jogos de Mesa e de Tabuleiro

Os jogos funcionam como sistemas de aprendizagem baseadas em regras, criando mundos em que os jogadores participam ativamente, usando pensamento estratégico para fazer escolhas, resolver problemas complexos, buscar conhecimento do conteúdo, receber feedback constante e considerar o ponto de vista dos outros.

O jogo tem, sobre o jovem, o poder de um exercitador universal, facilita tanto o progresso da sua personalidade integral, como o progresso de cada uma das suas funções psicológicas, intelectuais e morais. Falar em jogos, de uma forma geral, é falar em pensar, divertir-se e em relacionar-se com os outros.

Estamos na era de ouro dos jogos de tabuleiro, nunca houve tantos e tão bons. O mercado tem disponíveis mais de oitenta mil títulos. Todos os anos são lançados entre oitocentos e mil jogos novos. Já não é possível experimentar todos os jogos, assim como não é possível ler todos os livros. Há, portanto, jogos para todos os gostos: simuladores de guerra, históricos, fantasistas, só de diversão ou mais estratégicos, competitivos, cooperativos, com tabuleiro ou só de mesa, de destreza motora ou visual, abstratos ou altamente temáticos, de dedução lógica, sem perguntas, solitários ou de grandes grupos.


Um projeto "Tu Decides!"

Orçamento Participativo Jovem Municipal