Queres descobrir jogos novos sem sair de casa? Deixamos-te aqui alguns jogos que podes imprimir ou construir em casa. Diverte-te.
Inserir subtítulo aqui

Alto Voltaje

2-4 jogadores            5min             8+             complexidade: 1.13/5

Designer:  Maureen Hiron

Descrição:

Alto Voltaje é um jogo de cartas de rapidez, onde todos querem se livrar das cartas o mais rápido possível. Cada carta possui um número grande de 1 a 10 e um número menor no canto ± 1, ± 2 ou ± 3. Para jogar, coloca-se uma carta virada para baixo no centro da mesa, distribui-se as cartas restantes igualmente entre todos os jogadores e depois revele a carta central. Os jogadores correm para adicionar a próxima carta à pilha central. Um carta com um grande 5 e um ± 2 no canto, por exemplo, pode ser coberto por cima de um 3 ou um 7 (já que 5-2 = 3 e 5 + 2 = 7). O primeiro jogador a se livrar de todas as cartas ganha.

Aqui, disponibilizado pela Mercurio Distribuciones e traduzido por Sílvia Encarnação.

Combo Color

2-4 jogadores           20min            8+            complexidade: 1/5

Designer: Charles Chevallier & Laurent Escoffier

Descrição:

Combo Color é um jogo estratégico para a família. Explora e expande o teu território, colorindo as caixas no tabuleiro à vez, enquanto coletas e combinas itens para ganhar o maior número de pontos. Quando tudoo estiver colorido, é hora de contar pontos!

Aqui, disponibilizado pela Asmodee e traduzido por Nuno Cunha.

Dixit

3-6 jogadores      30min            8+           complexidade: 1.23/5

Designer: Jean-Louis Roubira

Descrição:

Um jogo de adivinhação criativo com lindas ilustrações, onde a imaginação dos jogadores revela a história. Neste premiado jogo de tabuleiro, os jogadores usarão as belas imagens das suas cartas para criar uma história. Para ter sucesso, os jogadores precisam convencer os demais a escolherem a sua própria carta, já que, na verdade, é melhor que a carta do narrador.

Aqui, disponibilizado pela Asmodee e traduzido por Nuno Cunha.

Ovelha Negra e Ovelha Branca

2-4 jogadores    20min   5+    complexidade: 1.3/5

Designer: Jason Lin

Descrição:

"Meeeeeh!" As ovelhas estão em marcha para um dia solarengo. Um rebanho de ovelhas negras e um rebanho de ovelhas brancas encontram-se numa ponte. Infelizmente, a ponte é muito estreita para elas passarem umas pelas outras.

Conseguirás fazer o teu rebanho passar a ponte primeiro?

Neutrão

2 jogadores     10 min    7+    Complexidade: 2.11/5

Designer: Robert A. Kraus

Descrição:

No Neutrão, cada jogador tem um conjunto de partículas subatómicas, que precisão chamar a si o neutrão.

É um jogo abstrato para dois jogadores, jogado num tabuleiro 5x5. Todas as peças se movem em linha reta em uma de oito direções e não podem parar até encontrarem um obstáculo. Não há capturas. O nosso objetivo é trazer o Neutrão para a nossa linha de fundo ou não permitir que se mova.

Mastermind

2 jogadores           10 min          8+              Complexidade: 1.81/5

Designer:  Mordecai Meirowitz

Descrição:

Um jogo de dedução, no qual cada jogador, à vez, faz um número limitado de palpites, usando a lógica para deduzir quais as cores que o oponente ocultou.

Pseudociência

5 a 10 jogadores         45 min              13+        Complexidade: 1.7/5

Esta proposta foi elaborada por Walter Bolitt.


Pseudociência é um jogo de cartas, em português, baseado no jogo Secret Hitler.

Com uma proposta educacional, o jogo foi projetado como ferramenta mediadora do problema da demarcação, introduzindo jovens à noções de princípios científicos e não-científicos, possibilitando assim um debate sobre a definição de ciência em sala de aula.

Pseudociência é baseado no jogo Secret Hitler (https://www.secrethitler.com/) e possui uma
licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).

Semáforo

2 jogadores         10 min           6+        Complexidade: 1.00/5

Designer: Alan Par

Descrição: Um três em linha muito divertido e desafiador.


Xadrez Marciano

2 jogadores         20 min          8+           Complexidade: 2.52/5

Designer:  Andrew Looney

Descrição:

Nunca o xadrez foi tão alienígena. No xadrez marciano, às vezes as peças são nossas, às vezes são do adversário.

Absolute Blast

2 a 3 jogadores            20 min        10+          Complexidade: 2.0/5

Designer: Institute of Play

Descrição:

Um jogo de tabuleiro de matemática que lança foguetes para aumentar a compreensão de números inteiros, operações e valor absoluto, para alunos a partir do 6º ano.

No Absolute Blast cada jogador tem o seu tabuleiro de foguetões, onde devem jogar os boosters (cartas com números inteiros ou modificadores). O baralho é composto de números positivos e negativos em 3 cores diferentes, modificadores e cartas de ação. Cada jogador tem 3 foguetes que precisam ser lançados. Cada jogador tem uma mão de 5 cartas, e os jogadores se revezam jogando cartas em qualquer espaço aberto em qualquer tabuleiro de jogador. O objetivo do jogo é fazer com que a soma dos valores absolutos de seus foguetes seja maior do que qualquer outro jogador.

*Regras em inglês

Santorini

2 a 3 jogadores            20 min            7+       Complexidade: 2.4/5

Designer: Gordon Hamilton

Descrição:

Em Santorini somos deuses da mitologia grega. Competimos para conseguir ter um habitante, nosso seguidor leal, no topo de um templo bonita ilha de Santorini.

Um extraordinário jogo que combina a estratégia e o pensamento espacial na perfeição.


Adamastor

1 a 2 jogadores        20 min          12+          Complexidade: 2.4/5

Designer: Orlando Sá

Descrição:

Adamastor é um jogo cooperativo de 1 a 2 jogadores, no qual assumimos o papel de capitão aventureiro de um navio português na Era dos Descobrimentos.

Pode escolher entre um cenário histórico (a viagem de Vasco da Gama para a Índia) ou um cenário personalizado (onde cada mapa é diferente).

No Adamastor, a cada ronda, teremos que lidar com várias ameaças para manter a ordem e impedir um motim, que acabaria com o que poderia ser uma jornada gloriosa. Iremos enfrentar condições climáticas adversas, tempestades imprevisíveis e agitação, fadiga e doenças que se espalharão entre a tripulação à medida que a viagem avança.