Imprime e Joga
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Queres descobrir jogos novos sem sair de casa?

Deixamos-te aqui alguns jogos que podes imprimir ou construir em casa.

Diverte-te.


Ovelha Negra e Ovelha Branca

2-4 jogadores    20min   5+    complexidade: 1.3/5

Designer: Jason Lin

Descrição:

"Meeeeeh!" As ovelhas estão em marcha para um dia solarengo. Um rebanho de ovelhas negras e um rebanho de ovelhas brancas encontram-se numa ponte. Infelizmente, a ponte é muito estreita para elas passarem umas pelas outras.

Conseguirás fazer o teu rebanho passar a ponte primeiro?

Neutrão

2 jogadores     10 min    7+    Complexidade: 2.11/5

Designer: Robert A. Kraus

Descrição:

No Neutrão, cada jogador tem um conjunto de partículas subatómicas, que precisão chamar a si o neutrão.

É um jogo abstrato para dois jogadores, jogado num tabuleiro 5x5. Todas as peças se movem em linha reta em uma de oito direções e não podem parar até encontrarem um obstáculo. Não há capturas. O nosso objetivo é trazer o Neutrão para a nossa linha de fundo ou não permitir que se mova.

Mastermind

2 jogadores           10 min          8+              Complexidade: 1.81/5

Designer:  Mordecai Meirowitz

Descrição:

Um jogo de dedução, no qual cada jogador, à vez, faz um número limitado de palpites, usando a lógica para deduzir quais as cores que o oponente ocultou.

Pseudociência

5 a 10 jogadores         45 min              13+        Complexidade: 1.7/5

Esta proposta foi elaborada por Walter Bolitt.


Pseudociência é um jogo de cartas, em português, baseado no jogo Secret Hitler.

Com uma proposta educacional, o jogo foi projetado como ferramenta mediadora do problema da demarcação, introduzindo jovens à noções de princípios científicos e não-científicos, possibilitando assim um debate sobre a definição de ciência em sala de aula.

Pseudociência é baseado no jogo Secret Hitler (https://www.secrethitler.com/) e possui uma
licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).

Semáforo

2 jogadores         10 min           6+        Complexidade: 1.00/5

Designer: Alan Par

Descrição: Um três em linha muito divertido e desafiador.


Xadrez Marciano

2 jogadores         20 min          8+           Complexidade: 2.52/5

Designer:  Andrew Looney

Descrição:

Nunca o xadrez foi tão alienígena. No xadrez marciano, às vezes as peças são nossas, às vezes são do adversário.

Absolute Blast

2 a 3 jogadores            20 min        10+          Complexidade: 2.0/5

Designer: Institute of Play

Descrição:

Um jogo de tabuleiro de matemática que lança foguetes para aumentar a compreensão de números inteiros, operações e valor absoluto, para alunos a partir do 6º ano.

No Absolute Blast cada jogador tem o seu tabuleiro de foguetões, onde devem jogar os boosters (cartas com números inteiros ou modificadores). O baralho é composto de números positivos e negativos em 3 cores diferentes, modificadores e cartas de ação. Cada jogador tem 3 foguetes que precisam ser lançados. Cada jogador tem uma mão de 5 cartas, e os jogadores se revezam jogando cartas em qualquer espaço aberto em qualquer tabuleiro de jogador. O objetivo do jogo é fazer com que a soma dos valores absolutos de seus foguetes seja maior do que qualquer outro jogador.

*Regras em inglês

Santorini

2 a 3 jogadores            20 min            7+       Complexidade: 2.4/5

Designer: Gordon Hamilton

Descrição:

Em Santorini somos deuses da mitologia grega. Competimos para conseguir ter um habitante, nosso seguidor leal, no topo de um templo bonita ilha de Santorini.

Um extraordinário jogo que combina a estratégia e o pensamento espacial na perfeição.


Adamastor

1 a 2 jogadores        20 min          12+          Complexidade: 2.4/5

Designer: Orlando Sá

Descrição:

Adamastor é um jogo cooperativo de 1 a 2 jogadores, no qual assumimos o papel de capitão aventureiro de um navio português na Era dos Descobrimentos.

Pode escolher entre um cenário histórico (a viagem de Vasco da Gama para a Índia) ou um cenário personalizado (onde cada mapa é diferente).

No Adamastor, a cada ronda, teremos que lidar com várias ameaças para manter a ordem e impedir um motim, que acabaria com o que poderia ser uma jornada gloriosa. Iremos enfrentar condições climáticas adversas, tempestades imprevisíveis e agitação, fadiga e doenças que se espalharão entre a tripulação à medida que a viagem avança.